Este ano foi marcado por recomeços. Perto de 100 jovens e adolescentes da Assembleia de Deus em Aveiro voltaram a reunir-se para os retiros de verão no campo de escuteiros da Palhaça. Acredito que estávamos todos muito felizes e entusiasmados para, mais uma vez, ficarmos retirados do mundo com um único propósito em mente: Deus.
Evangelismo foi o tema do retiro de jovens. Tópicos como o testemunho, dons espirituais, conversão ou como abordar o não cristão foram debatidos nos cultos. Para além das habituais atividades como piscina ou sessão de culinária, tivemos a oportunidade de colocar em prática o tema do retiro com dois desafios: dar o nosso testemunho pessoal em dois minutos e uma apresentação, em grupo, de uma evangelização onde o público-alvo diferenciou-se muito (crianças, jovens, estabelecimento prisional, hospital, etc.).
Na semana a seguir, foi a vez dos adolescentes terem o seu retiro, continuando o tema “Detetives da fé”, iniciado em 2019. Através do misterioso caso de um cão perdido, os nossos detetives puderam debater algumas questões importantes acerca da nossa fé, como por exemplo: “Que tipo de fé devemos ter?”. As tardes foram repletas de diversão e doçura onde cada equipa pôde colocar à prova todas as suas habilidades na piscina, nos jogos e na sessão de culinária (com direito a sobremesa surpresa!).
Ao fim de duas semanas indescritíveis, fica o sentimento de gratidão não só para com os pastores, monitores e todo o staff presente, mas principalmente, para com Deus. Sem Ele nada disto teria sido feito. O nosso desejo é que tudo isto que aprendemos, vivemos e conquistamos nestas semanas, não fique apenas nas nossas memórias, mas que seja colocado em prática na verdadeira batalha que nos espera. O mundo lá fora. Juntos, podemos gritar com toda a força: “Estamos prontos para a batalha!”.
Inês Ferreira, Aveiro