Apresentação

Pr. Manuel da Silva Moutinho

Nascido a  15 de Setembro de 1936, converteu-se ao Evangelho em 1951 tendo sido baptizado nesse mesmo ano. Em 1955 sai para a obra do Senhor, sendo consagrado ao ministério em Outubro de 1957.
Pastoreou a igreja em Aveiro do dia 2 de Outubro de 1977 até dia 8 de Janeiro de 1995.

Em 1980 faz-se o lançamento de um jornal interno da Igreja, com tiragem bimestral. Assim, nasceu o AVEIRO/59, com o nº. 0 relativo aos meses de Janeiro e Fevereiro.
Ainda no mesmo ano foi inaugurada a Casa de Oração em Alquerubim. Esta Congregação, cujo começo foi de iniciativa da Assembleia de Deus em Aveiro, há anos atrás, havia ficado a cargo da Assembleia de Deus em Águeda tendo, no início de 1979, voltado às origens, isto é, passou a ser uma congregação da Igreja em Aveiro.
No mês de Setembro de 1984, com a inauguração de uma Casa de Oração em Avanca, inicia-se trabalho evangelístico nesta vila.

Pela primeira vez realizou-se uma Escola Bíblica na Igreja, classificada por "Mini", dado que foram só três dias (6 – 8 Dezembro de 1986), na qual tomaram parte Membros do Ministério, Cooperadores, Professores da Escola Dominical e outros cargos, na sua quase totalidade. Foram ministrantes os Pastores Vieito Antunes (Azambuja) e Fernando Martinez (Lisboa), que versaram sobre os temas: "Vida dos Apóstolos" e "O Sábado à Luz do Antigo e Novo Testamento".

Em Junho de 1987 - Marco histórico na vida da Igreja, sendo o dia 14 o mais desejado do ano. Foi inaugurado o Templo da Igreja em Aveiro! Um dia de festa com a presença das mais altas individualidades da cidade e região.

Ainda neste pastorado, em 1992, foi feita a Escritura Notarial de compra da Casa de Oração em Ílhavo. A inauguração efectuou-se no dia 15 de Março de 1992, com a presença dos Senhores Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Presidente da Junta de Freguesia de S. Salvador.