Apresentação

Pr. Manuel Jacinto Joana

O Pr. Manuel Jacinto Joana é, desde Outubro de 2007, o Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Aveiro, suas Congregações e Missões. Juntamente com a sua Esposa, Irª. Alina Joana, assumiram este compromisso diante de Deus e da Sua Igreja local.

Graduados em Teologia e Educação Cristã pelo Instituto Bíblico Monte Esperança, em Fanhões, actualmente MEIBAD, no ano de 1977.

Em Novembro de 1977, assumiram o pastorado da Igreja Assembleia de Deus em Elvas e Campo Maior, ali serviram a Deus durante 5 anos como Missionários da Assembleia de Deus de Lisboa e Loures.         

Em Março de 1982, a convite da Assembleia de Deus em Alverca do Ribatejo, assumiram um novo compromisso de pastorear a citada Igreja, o que fizeram durante mais de 25 anos.

Além dos muitos cargos que ocupou a nível nacional, ao serviço da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal e seus Departamentos, destacamos os 26 anos como Presidente do Lar de Betânia. Foi, também, o Presidente da Direcção do FOAD (Fundo de Obreiros das Assembleias de Deus) durante muitos anos. 

O Pr. Joana foi, também, o primeiro Presidente da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal, depois da sua organização como Associação de carácter religioso, e exerceu essa função durante 7 anos.

Actualmente, é o Vice-Presidente do Conselho Pastoral.

Mais ainda, é o actual Presidente da Direcção do Instituto Bíblico das Assembleias de Deus (MEIBAD), lugar onde também lecciona.