Apresentação

História

No jornal brasileiro Mensageiro da Paz de Outubro  de 1966, o pioneiro e fundador da AD em Aveiro, o Pr. Rogério Ramos Pereira,  escrevia a propósito do campo aveirense. Falava aos irmãos evangélicos do Brasil,  da necessidade do pentecostes, não tanto de um protestantismo, que já existia, e muito bom, na cidade. Falava da visitação do Poder de Deus. Escreveu que Aveiro era «um campo novo que reclamava uma visitação do Poder do Evangelho». Foi o começo da História, em 1959.

A História não é alheia, nem marginal, ao Cristianismo nem à Bíblia Sagrada. O Cristianismo é uma religião de historiadores. Os cristãos tiveram por Livros Sagrados livros de História. Pensar nisto é legítimo. A Bíblia começa exactamente com a História de Deus e do Homem. E termina com a meta história da Igreja e do anseio da 2ª Vinda de Jesus Cristo.

Gén. 1,1...: No princípio criou Deus (é história e teologia); I Cor 2,2: Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado ( é teologia e história).

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aveiro tem fundamentos.

Pr. Manuel Joana